Muzeri Kizenza e Kenny Raphael contemplados na 3ª Edição do Prémio Literário GGMF

 



Realizou-se no dia 23 do presente mês, no âmbito do 6º aniversário da Fundação Gianni Gaspar Martins, na União dos Escritores Angolanos, a 3ª edição do Prémio Literário GGMF, na categoria de prosa, que teve como vencedor o jovem Muzeri Kizenza com a obra Ausentes. O Prémio Literário GGMF contempla o valor de um milhão de kwanzas para o vencedor e um número considerável de exemplares para consumo próprio do mesmo.


No mesmo âmbito, por a 3ª edição do Prémio ter estado inserido nas comemorações dos 50 anos da Independência de Angola, distinguiu-se um Prémio Revelação que foi para o jovem Kenny Raphael com a obra “O nome do Rio”.


Nos seus discursos de agradecimentos, ambos se mostraram regozijados pelo feito da Fundação, pois o nosso país carece de prémios literários, um aspecto que serve de incentivo para os criadores de literatura. “Angola é muito grande para termos este número exíguo de prémios literários. Temos de valorizar o esforço aplicado pelo patrono da Fundação, Eng. Gianni Gaspar Martins e a sua equipe, porque só assim valorizamos a cultura angolana”, disse o presidente do Júri do concurso, o escritor e crítico literário Helder Simbad.


Já o patrono da Fundação foi claro em afirmar que a Fundação vai continuar a apostar na juventude, na criação de novos talentos e no que depender da GGMF, a literatura angolana não vai morrer. “O futuro de um país depende da força da sua juventude. Vamos apoiá-los para que não tenhamos um futuro comprometido”.

Comentários