ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DA INGOMBOTA FAZ BALANÇO POSITIVO DOIS ANOS APÓS O LANÇAMENTO DO PAL



No dia em que se comemoram dois anos desde inicio do Programa de Arborização de Luanda (PAL), a 15 de Dezembro 2023, lançado pelo então Governador Provincial de Luanda, Manuel Homem, a Administração Municipal da Ingombota faz um balanço positivo do programa e assinala o plantio de mais de 8.173 árvores no município, entre espécies de sombra, frutíferas e ornamentais.


Criado para melhorar a arborização urbana, o PAL passou a beneficiar de um olhar mais técnico da actual Administração Municipal, com vista a aumentar a sua eficiência e a alcançar os objectivos de melhoria da oferta de sombra e das condições ambientais. A Administração Municipal da Ingombota tem desenvolvido, ao longo dos últimos dois anos, um trabalho contínuo de plantação e preservação arbórea, com vista à melhoria da qualidade ambiental e climática do município, assegurando a conservação, a recuperação e o tratamento sustentável do acervo arbóreo existente na província de Luanda. Desde o seu lançamento, diversas zonas do município foram abrangidas pelo programa, com destaque para escolas, avenidas, largos, parques, bairros e ruas.



Entre as espécies introduzidas constam palmeiras, acácias, albizias, coqueiros, mimosas, figueiras, palmeiras-reais, palmeiras-de-leque, palmeiras rabo-de-raposa, bem como diversas espécies frutíferas, seleccionadas de acordo com critérios técnicos de adaptação climática e de valorização paisagística, reforçando o compromisso da Administração Municipal da Ingombota com a sustentabilidade ambiental e a melhoria da qualidade do ambiente de vida dos munícipes.


Nas metas previstas pelo programa, estão o plantio de 1 milhão de árvores em toda a província de Luanda, sendo 31.797 árvores no município da Ingombota até 2027. Esse processo tem encontrado entraves na taxa de 35% de vandalismo e roubo de árvores na zona urbana e até 80% na zona periférica, registados no período em análise.

Comentários