Investigado nos EUA por Lavagem de Dinheiro: Minoru Dondo Diz que Gastou 30 Milhões de Dólares Para Explorar Ouro em Cabinda



Minoru Dondo, empresário brasileiro com nacionalidade angolana, afirmou recentemente em entrevista que está satisfeito com seus negócios em Angola e que pretende continuar investindo no país devido aos lucros obtidos. 

Quando questionado sobre o valor de seu patrimônio, Dondo não revelou cifras exatas, mas mencionou que possui recursos suficientes para continuar seus investimentos em Angola. O jornalista insistiu em saber quanto já havia investido e a origem de seu capital, mas Dondo se negou a fornecer detalhes.

O empresário está envolvido na exploração de diversos recursos naturais em Angola, incluindo petróleo, diamantes, ouro, terras raras e cobalto. Ele declarou ter investido 30 milhões de dólares especificamente na exploração de ouro na província de Cabinda.


Investigações Internacionais

Entretanto, Dondo se encontra sob investigação da Justiça francesa e americana, com a colaboração do Ministério Público Federal (MPF) do Brasil. A investigação poderá desencadear desdobramentos em Angola e ter reflexos diretos no Brasil.


As apurações estão centradas na suposta participação do empresário em um esquema de fraude, apropriação indébita, lavagem de dinheiro e corrupção. Os prejuízos estimados chegam a 45,6 milhões de dólares, relacionados a contratos de fornecimento de papel moeda com o Banco Nacional de Angola entre 2001 e 2012. Dondo é considerado um dos homens mais ricos de Angola, tendo acumulado sua fortuna através de parcerias com autoridades locais e contratos governamentais.

Comentários